
Ana Terra
Autor: Érico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras
ISBN/LITEBN: 9788535905977
Ano de Publicação: 2005
Gênero: Ficcao
Descrição:
"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando", costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII. O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família. É nesse regato que ela depara com Pedro Missioneiro, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuítica, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terras e a repulsa de Ana, para quem sua "presença era tão desagradável como a de uma cobra". Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre. Marcada por uma beleza áspera, com personagens fortemente ligados à natureza que os sustenta e os agride, Ana Terra faz parte da saga O tempo e o vento, obra-prima de Erico Verissimo.
Versão Digital: Clique aqui
Versão Física: Clique aqui
Criado por:Comentários/Resenhas/Diários de Leitura
Nenhuma resenha disponível para este livro.
Leituras Recentes

#Link365TemasLivros
#Desafio365Livros
Comente na Biblioteca em um livro onde o mundo rural é tratado com profundidade poética e social, não como ideal bucólico, mas como espaço de afetos complexos, de luta por permanência e de beleza que resiste ao tempo.
Pode parecer que tô roubando no desafio (como sempre faço), mas juro que não. Já citei "O tempo e o vento" aqui e sei que "Ana Terra" é excerto dele. Porém minha leitura do capítulo lançado em forma de livro foi antes de saber da existência da série toda.
Eu devia ter uns 12 anos (não é adequado, eu sei). Este livro me traumatizou (cinco estrelas 😂😂😂). Chorei tanto que embaçava meus óculos e eu tinha que parar de ler um pouco.
Espero que um pouco de Érico tenha ficado em mim depois de tudo que li dele ❤️. Um autor realmente maravilhoso!
#Desafio365postagens
Dia 183
Postado em: 06/07/2025 08:23
Buscar GIFs com Tenor