
A enchente de 41
Autor: Rafael Guimaraens
Editora: Libretos
ISBN/LITEBN: 9786586264869
Ano de Publicação: 2024
Gênero: Historia
Descrição:
Este livro, de Rafael Guimaraens, tem a forma de um álbum com o objetivo de mostrar o que aconteceu durante os meses de maio e abril de 1941, quando Porto Alegre viveu a maior catástrofe da sua história. Primeiro, veio a chuva. Depois, a fúria dos rios, que violou domicílios e estabelecimentos. Uma enchente de 22 dias quebrou a rotina da cidade de forma violenta, espalhando pânico e desespero. Cerca de 70 mil pessoas deixaram suas casas. Mais de 600 empresas demoraram meses para reabrir. Muitas não conseguiram. As imagens expõem o trauma e as impressionantes modificações que a cidade sofreu naqueles dias. O trauma documentado, quando o Guaíba se voltou contra a cidade. Este álbum é uma homenagem aos fotógrafos profissionais e amadores que navegaram pelas ruas e deixaram impressa a dimensão da tragédia. Rafael Guimaraens é jornalista e escritor e tem outros títulos publicados, sobre a cidade de Porto Alegre e outros temas.
Versão Digital: Clique aqui
Versão Física: Clique aqui
Criado por:Comentários/Resenhas/Diários de Leitura
Nenhuma resenha disponível para este livro.
Leituras Recentes

#Link365TemasLivros
#Desafio365Livros
Comente na Biblioteca em um livro onde a política é pensada a partir da dúvida, e não da doutrina, obras em que o autor questiona as estruturas.
A estrutura que permitiu o desastre social e ambiental de 41 e que levou à pouca proteção contra enchentes que temos hoje aparece neste livro. É recheado de imagens reais de tudo o que aconteceu, a pesquisa foi bem feita. Trabalhei com meus alunos este livro, aproveitando para traçar um paralelo com 2024.
#Desafio365postagens
Dia 175
Postado em: 04/07/2025 11:33
Buscar GIFs com Tenor