O avesso da pele – Vencedor Jabuti 2021

O avesso da pele – Vencedor Jabuti 2021

Autor: Jeferson Tenório

Editora: Companhia das Letras

ISBN/LITEBN: 978650278027119278004

Ano de Publicação: 2020

Gênero:

Descrição:

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Criado por:

Comentários/Resenhas/Diários de Leitura

Nenhuma resenha disponível para este livro.

Leituras Recentes

F. K. Silvain
F. K. Silvain marcou O avesso da pele – Vencedor Jabuti 2021 como Lido

#Link365TemasLivros
#Desafio365Livros


Comente na Biblioteca em um livro onde a identidade é revelada como ato de resistência e afirmação.

Assumir uma identidade racial, no Brasil, pode, de fato, significar um ato de resistência e de afirmação. Ser negro em um país racista é difícil, é um caminho pedregoso e repleto de desafios. Buscar a neutralidade, considerar a busca pela igualdade como "vitimismo" é, às vezes, um caminho que parece mais fácil, mas que esconde armadilhas. Negar o racismo não faz com que ele desapareça. Tenório tem sensibilidade ao tratar do tema em seus livros e este é um exemplo disso.

#Desafio365Postagens

Dia 213

Postado em: 10/08/2025 14:16