Meninos sem pátria

Meninos sem pátria

Autor: Luiz Puntel

Editora: Ática

ISBN/LITEBN: 9788508181407

Ano de Publicação: 2019

Gênero: Infantil

Descrição:

Marcão e Ricardo vivem na pequena cidade de Canaviápolis com a mãe, que está grávida, e com o pai, que é jornalista. Durante uma partida decisiva de futebol de botão o pai dos meninos chega em casa apavorado, contando que arrombaram a redação do jornal onde trabalha. Alguns dias depois, a família começa a receber ameaças pelo telefone e na rua. O jornalista e a mulher ficam preocupados, até que um dia o pai de Marcos desaparece. Com a ajuda de freiras, eles descobrem que o pai está na Bolívia e começam então uma verdadeira jornada no exílio, passando pelo Chile e pela França. Marcão e seus irmãos vão viver as aventuras da infância e da juventude longe de casa, durante o período do regime militar no Brasil. Sob a perspectiva do garoto, os leitores das novas gerações aprenderão sobre a história recente do país neste clássico de Luiz Puntel da série Vaga-Lume.

Versão Física: Clique aqui

Criado por:

Comentários/Resenhas/Diários de Leitura

Nenhuma resenha disponível para este livro.

Leituras Recentes

F. K. Silvain
F. K. Silvain marcou Meninos sem pátria como Lido

#Link365TemasLivros
#Desafio365Livros

Comente na Biblioteca em um livro onde o autor tenha usado a escrita para recusar o apagamento, obras que enfrentam regimes, comissões, censuras, perseguições ou cancelamentos, onde a literatura se torna documento de resistência civil.
(Vale comentário em marcação de Lido ou em Leitura e resenha, não esqueça de marcar a caixa de compartilhar no perfil)

#Desafio365postagens

Este é um livro que li na minha adolescência. Acredito que a primeira edição não tenha sido escrita durante a ditadura, seria um documento tardio da época. Mas isso não tira o mérito de ser um ótimo retrato desse momento histórico para ser apresentado aos jovens.

Dia 169

Postado em: 24/06/2025 09:43