
Antologia poética
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record
ISBN/LITEBN: 9788501026125
Ano de Publicação: 1998
Gênero: Poesia
Descrição:
Até 1962, quando esta antologia foi lançada, a obra poética de Carlos Drummond de Andrade, então com 60 anos, era formada pelos seguintes livros: Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, José, A rosa do povo, Novos poemas, Claro enigma, Fazendeiro do ar, Viola de bolso, Viola de bolso novamente encordoada, A vida passada a limpo e Lição de coisas. Todos hoje são clássicos da nossa literatura.
Para tornar esta coletânea algo especial, já bastaria o fato de o próprio Drummond haver selecionado os poemas que a compõem. Mas a maneira como ele a organizou, dividindo-a em seções temáticas, faz dela um verdadeiro mapa da sensibilidade do poeta, que indica os caminhos não apenas de sua produção passada, mas também do que ainda estava por escrever.
Comentários/Resenhas/Diários de Leitura
Nenhuma resenha disponível para este livro.
Leituras Recentes

#Desafio365Livros
Comente na Biblioteca em um livro onde a poesia se constrói como trabalho paciente, onde a palavra é cotidiano, matéria que se transforma em memória e resistência.
Acho que a poesia de Drummond tem tudo isso: trabalho paciente, o cotidiano em palavras, memória e resistência. Ele navega do comum ao político, tem senso de humor e fala sério quando precisa.
#Desafio365Postagens
Dia 221
Postado em: 28/09/2025 22:24